sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Serviços de cardiologia hemodinâmica e cirurgia cardiovascular são inaugurados no HG


O Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul inaugurou, na manhã desta quarta-feira, dia 21, os serviços de cardiologia hemodinâmica e cirurgia cardiovascular, através de credenciamento do Ministério da Saúde.

O reitor Isidoro Zorzi participou da inauguração, e destacou que a gestão do HG é uma parceria de sucesso entre o setor público, privado e a sociedade. Zorzi garantiu que a UCS tem interesse no HG como hospital escola, e que o HG tem interesse na participação da Universidade em sua gestão, pois isso qualifica os serviços e aumenta a possibilidade de recursos.

A implantação dos novos serviços é resultado da parceria entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul, o setor público e sociedade. Com a autorização do Ministério da Saúde, o HG entra definitivamente nos chamados serviços de alta complexidade, também abrindo portas para, a curto prazo, realizar transplantes de órgãos. A medida beneficiará os usuários do SUS e os acadêmicos dos cursos da área da Saúde da UCS.

Pela portaria número 404, de 31 de maio, emitida pelo Ministro José Agenor Álvares da Silva, o HG fica autorizado a realizar os seguintes serviços:
Serviço de Assistência de Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular
Serviço de Assistência de Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular Pediátrica
Serviço de Assistência de Alta Complexidade Vascular
Serviço de Assistência de Alta Complexidade Procedimentos da Cardiologia Intervencionista.

Para manter o credenciamento, o Hospital precisará realizar, no mínimo, 200 exames e 16 cirurgias por mês.

O Laboratório de Hemodinâmica realizará exames, diagnósticos e intervenções terapêuticas na área de cardiologia, pneumologia, angiologia, neurologia, terapia intensiva, entre outros que possibilitarão a análise de qualquer vaso sanguíneo do corpo humano.

Nenhum comentário: