sexta-feira, 19 de setembro de 2008

HEMODINÂMICA EM ALTA


Hemodinâmica: alta tecnologia para salvar vidas/2008

Rapidez no atendimento e aplicação do tratamento correto são fatores fundamentais no socorro ao paciente infartado. É preconizado internacionalmente que, diante de uma vítima de infarto, os médicos devem atuar em cerca de uma hora e meia e o enfermo deve ser encaminhado a uma Unidade que possua um setor de Hemodinâmica com atendimento 24 horas. Totalmente adequado a tais determinações, o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Português – pioneiro na Bahia - atende uma média de 100 pacientes por mês, muitos dos quais não sobreviveriam sem o atendimento que recebem -de forma imediata – nas modernas instalações da Instituição.

Equipado com máquinas de última geração, o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Português completou 22 anos de existência, em dezembro do ano passado, quando recebeu o equipamento Philips Allura, que entrou em funcionamento no início de 2008. Este equipamento possibilita ao médico diagnósticos mais precisos e seguros, com visualização até dos menores vasos coronários, com qualidade de imagem ímpar. Em pleno funcionamento para os clientes do Hospital Português, o Allura apresenta resolução de imagem quatro vezes melhor que a de equipamentos similares disponíveis no mercado.

Graças ao auxílio deste equipamento, o Hospital Português foi, recentemente e mais uma vez, pioneiro na realização do implante de endo-prótese para correção de aneurisma da aorta, totalmente pela via percutânea (o que significa que o procedimento é minimanente invasivo, exigindo apenas dois pequenos furos na virilha do paciente). Dr. Antônio Morais de Azevedo Jr, médico do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Português, participou do procedimento, até então inédito na Bahia. A intervenção foi realizada, no final de abril, pelo cirurgião norte-americano Carlos Timaran, nas instalações do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Português, com acompanhamento do cirurgião vascular do Serviço de Cirurgia Vascular e Cirurgia Endovascular da Instituição, Dr. Marcus Vinícius Borges.

“Com a aquisição do equipamento Allura, de última geração, com painel digital, passamos a disponibilizar outras modalidades diagnósticas e terapêuticas em diversas áreas, como o tratamento de carótidas, artérias renais, correção endovascular de aneurisma cerebral, estudos eletrofisiológicos, implantes de marcapasso e desfibriladores implantáveis, além das diversas intervenções coronárias”, observa o Dr. Azevedo.

O médico, que está à frente da equipe de Cardiologia do Serviço, afirma que a Unidade está muito bem servida em termos de tecnologia, materiais, equipamentos e estrutura física, além de corpo médico, formado por profissionais conceituados como o atual Secretário da Saúde do Município, Dr. José Carlos Brito (que, em decorrência do cargo público, atende casos excepcionais na Instituição). A equipe do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Português também conta com Dr. Marco Heleno (Neurologia), Dr. Antônio Azevedo e Dr. José Carlos Brito (Cardiologia), Dr. Roberto Pastor, Dr. Antônio Urbano, Dr. Marcos Vinícius, Dr. José Siqueira, Dr. Carlos Silveira (Vascular), Dr. Luís Magalhães e Dr. Alexsandro Fagundes (Eletrofisiologia).

Dentre os principais procedimentos realizados no Serviço de Hemodinâmica do Hospital Português, está o Cateterismo Cardíaco, com estudo das artérias coronárias; realização de procedimentos terapêuticos através de angioplastia; implantes de stents coronários. Além disso, existe todo um programa de atendimento do infartado. “O Hospital Português foi pioneiro, na Bahia, no tratamento do infarte agudo do miocárdio através da angioplastia primária”, reforça Dr. Azevedo. Angioplastia primária é a reperfusão (recanalização) da artéria responsável pelo infarto, através do emprego de catéteres-balão e implante de stents.

Existem duas estratégias de reperfusão possíveis para o paciente infartado que têm como finalidade a desobstrução da artéria o mais rapidamente possível. A primeira estratégia é medicamentosa. O paciente faz uso de medicamentos que dissolvem o coágulo responsável pelo infarto. A segunda é a terapêutica de reperfusão mecânica pela angioplastia primária. “Em se dispondo das duas estratégias, os resultados com a reperfusão mecânica têm sido melhores, com menor mortalidade hospitalar e com melhor evolução do quadro, a longo prazo”, salienta Dr. Azevedo.

Mas o Serviço de Hemodinâmica do Hospital Português não atende exclusivamente pacientes críticos. Os eletivos, aqueles que têm a doença estabilizada, também são contemplados, assim como situações emergenciais, além dos internados nas UTIs de modo geral. O paciente que será submetido a um cateterismo, por exemplo, só fica internado durante 24 horas, por questão de segurança. “A depender do resultado, o paciente tem alta no dia seguinte”, tranqüiliza Dr. Azevedo. Se o exame detectar alguma anormalidade, o paciente segue internado para implante de stents ou realização de cirurgia.

“Apesar de ser um procedimento invasivo e de alta complexidade, o cateterismo é extremamente seguro e altamente eficaz em dar o diagnóstico correto da patologia. Ele salva muitas vidas. Quando ocorre um óbito decorrente deste procedimento, o índice não chega a 0,5% do total de exames realizados. O risco de não ter conhecimento da patologia é muito maior do que o risco de submeter-se ao tratamento correto”, garante o especialista.

Nenhum comentário: